Portal AD Rumo ao Centenário - AD Imaruí cuidando das crianças

Últimas Notícias

AD Imaruí cuidando das crianças

AD Imaruí cuidando das crianças

A Assembleia de Deus de Imaruí, realizou no mês de maio, um trabalho de ação social voltado para a prevenção de abuso sexual infantil onde alcançou mais de 600 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. A ação é alusiva ao dia 18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A coordenadora do departamento Infantil, Camila Macedo Gin, apresentou a secretaria de assistência social o projeto ECA na escola: Criança feliz é criança protegida (projeto de autoria da psicopedagoga e assistente social Jadilene Silva Gomes). A secretaria de imediato acionou toda a rede de proteção à criança e adolescente do município para fazer parte do projeto.

As palestras foram ministradas em 6 escolas, do centro ao interior de Imaruí, com a presença de assistentes sociais, psicólogas, gestores escolares, professores e conselheiros tutelares.

Camila Macedo Gin, que também é neuropsicopedagoga, desenvolveu uma intervenção baseada no projeto, apresentando o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) de maneira lúdica, para que as crianças tivessem uma fácil compreensão das medidas protetivas dos seus direitos e deveres.

“A intervenção é feita a partir de dinâmicas, contação de história e musicalização. À medida que as crianças vão compreendendo o assunto elas também participam, demonstrando grande interesse e falando de situações das quais precisam se proteger. A história criada pela psicóloga Caroline Vargas ‘A chave da Coragem’ é o momento onde falamos para as crianças que Deus deu a elas a chave da coragem, que abre o cadeado do medo, e contam para um adulto de confiança segredos que as deixam tristes, envergonhadas, confusas e deprimidas. Também utilizei a música ‘segredos’ da cantora e educadora cristã Tia Keyla, uma ferramenta riquíssima de conteúdos protetivos.” Explicou Camila.

A equipe agradeceu ao presidente da AD, Pastor Ivonei Galvani e a secretaria de assistência social por apoiarem este projeto que vem ao encontro das necessidades do município.

AD Imaruí avançando em unidade no ministério infantil.