Portal AD Rumo ao Centenário

Últimas Notícias

Qual a dimensão do seu problema?

Qual a dimensão do seu problema?

No livro de Números 13:30-33 está escrito.

Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! "

Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós".

E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura.

Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles".

Esta passagem bíblica é parte de um relatório proferido pelos espias que foram enviados por Moisés para observar a terra prometida. Embora Deus tivesse anunciado que o povo de Israel conquistaria esta terra, o relato da maioria dos espias foi desanimador. Uma terra povoada por gigantes, homens fortes e hábeis na guerra. A o ver estes homens, com exceção de Josué e Calebe, todos os outros tremeram e duvidaram da possibilidade de um dia poderem lutar e serem bem-sucedidos contra eles.

O relato destes espias tinha uma comparação desanimadora. Aos olhos deles, eles eram como gafanhotos diante de gigantes. O relato pessimista, e exagerado, refletiu a percepção que os espias tinham do tamanho do problema que estavam prestes a enfrentar, ou seja, era um problema impossível de ser superado por eles.

Em nossa vida estamos constantemente enfrentando problemas. Há problemas de várias naturezas e vários tamanhos. Mas há problemas que tiram o nosso sono, que se apresentam diante de nós como gigantes e nos fazem sentir como gafanhotos.

Diante desta situação só podemos agir de duas formas: Dizer como aqueles espias sem fé; “somos como gafanhotos” ou podemos afirmar como Calebe "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! " No episódio bíblico a fé venceu o pessimismo e a terra foi conquistada.

A história do povo de Israel em toda sua trajetória é repleta de milagres e nos ensina muito. Sempre que este povo depositou sua confiança inteiramente em Deus foi vitorioso em todas as suas batalhas. O segredo é confiar em Deus. 

Por isso eu pergunto; Qual a dimensão que você está dando ao problema que está enfrentando? Se sente como um gafanhoto no meio de gigantes? Ou está crendo que em Deus é possível superar qualquer adversidade?

Pense nisso e seja abençoado pelo Senhor!