Portal AD Rumo ao Centenário - “Mesmo com as restrições nos templos, a igreja não perdeu sua eficácia.”

Últimas Notícias

“Mesmo com as restrições nos templos, a igreja não perdeu sua eficácia.”

“Mesmo com as restrições nos templos, a igreja não perdeu sua eficácia.”

Com o objetivo de entender melhor o que está acontecendo em nossa volta e os reflexos desta crise gerada pela pandemia no cotidiano das pessoas, ouvimos alguns pastores da nossa Convenção sobre o tema.

A série de entrevistas continua com o Coordenador Estadual do Departamento de Jovens da CIADESCP e também presidente da igreja Assembleia de Deus em Cocal do Sul/SC, Pastor Joelson da Silva .

Ainda jovem, Pastor Joelson, teve um encontro com Cristo. Músico, logo começou a cooperar intensamente nos cultos, até que um tempo depois obedecendo ao chamado Divino, desistiu da carreira de Analista de Sistemas para se dedicar inteiramente a obra do Senhor.

Cursou Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus) e em 2004 foi ordenado a Pastor, sendo um dos mais jovens na época.

Ao lado da esposa Sulamita, desde 2011 desenvolve um trabalho dinâmico a frente da AD em Cocal do Sul, igreja onde se converteu.

Para o Pastor Joelson a crise expõe claramente a instabilidade deste mundo e as incertezas das pessoas a respeito do futuro. “De repente os governos e as instituições ficaram perdidos sem saber exatamente como agir. Nós conhecemos a Palavra e sabemos que tudo o que está acontecendo é simplesmente o cumprimento das escrituras”     

E o que esta crise nos ensina?

O Pastor salienta que o principal ensinamento é o de fazer com que as pessoas entendam que não há segurança completa, que todos estão vulneráveis neste mundo e que a crise reafirma ao ser humano a necessidade de reconhecer a sua dependência de Deus. Ele também explica que tudo isso aumenta a responsabilidade da igreja em ser luz e sal. “Mesmo com as restrições nos templos e as portas fechadas, a igreja não perdeu sua eficácia. Mais do que nunca precisamos fazer a diferença, ser uma voz profética e manifestar o amor de Deus para este mundo.”          

O que muda na vida das pessoas depois da pandemia?

“Acredito que gestos simples, como um abraço ou um aperto de mão serão mais valorizados.” Destaca o Pastor Joelson. Ele acrescenta que aspectos como, comunhão, fraternidade, amor ao próximo e o desejo de buscar mais a Deus se tornarão ainda mais fortes entre as pessoas e que o mundo será menos capitalista.  

No aspecto das atividades da igreja, o que será definitivo depois do Coronavírus?

Pastor Joelson afirma que o uso das mídias digitais será ainda mais frequente por parte das igrejas. “As pessoas estão conectadas, a utilização destas ferramentas para levar a mensagem do evangelho já foi consolidada. Creio que a partir de agora será usada de forma cada vez mais intensa e eficaz.”  

Na sua opinião, o que Deus espera de nós a partir de agora? 

Para o Pastor Deus espera de uma forma geral que haja mais dedicação na vida cristã e no exercício do ministério. “Que as pessoas não se acomodem ou que façam as coisas de qualquer maneira. Estamos vivendo os últimos tempos é preciso se dedicar ainda mais ao Senhor. Os trabalhadores da hora undécima, apesar de trabalhar apenas uma hora, receberam o mesmo salário daqueles que trabalharam o dia todo. Com certeza porque fizeram o trabalho com muita excelência. Deus quer o nosso melhor!”

Qual a sua palavra para as pessoas que estão apreensivas com tudo que está acontecendo?

“Nas mãos de Deus está o controle de tudo, portanto se acalme. Lembre-se das palavras do apóstolo Paulo aos Romanos; “...todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Você ama a Deus? Se a resposta é sim, o próximo passo é descobrir qual é o propósito dEle pra sua vida. Cumprir esse propósito te levará a convicção de que independente das circunstâncias em sua volta, tudo sempre irá contribuir para o seu bem.”

Por Adael dos Santos / Jornalista da CIADESCP