Portal AD Rumo ao Centenário - O início no sul do estado

Últimas Notícias

O início no sul do estado

O início no sul do estado

Na década de 50 muitas pessoas vieram residir no município de Içara, atraídas pelos bons salários que a mineração do carvão local oferecia. Consequentemente traziam sua cultura e religião. Gonçalves João Machado, que tinha se convertido em um movimento pentecostal no município vizinho, Criciúma, veio para Içara.

Decidido abandonar a Igreja Católica, Gonçalves se tornou um crente ou um “evangelista”, como eram chamados os evangélicos da época. A partir de 1952, Gonçalves, junto com outros evangélicos, iniciou a divulgação da Fé Evangélica.

Alguns anos antes, em 1948, o senhor Manoel Aguiar, convertido ao evangelho em Tubarão, veio residir em Içara, para se tornar o precursor da evangelização no município. Junto de sua família, em sua casa, realizou os primeiros cultos, dirigidos pelo Pastor José Serafim de Borba, que vinha de Criciúma.

Na história da Igreja Assembleia de Deus no sul catarinense, Içara destaca-se pelas conversões de muitos descendentes de italianos, o que revoltava alguns setores da Igreja tradicional Católica.

Nos primeiros anos do evangelho em Içara, aconteceram muitas perseguições e debates em torno da religião. Um dos debates mais conhecidos foi protagonizado por um Pastor da Assembleia de Deus de Criciúma, o senhor Antônio Lemos e um dos líderes da igreja tradicional.

O tempo passou, a igreja foi expandindo em toda região e hoje a Assembleia de Deus possui templos distribuídos em todos os bairros de Içara. São cerca de quatro mil membros e congregados em todo município.

(baseado no texto: GONÇALVES, 2003, p.39-42).