Portal AD Rumo ao Centenário - “Nós somos os portadores da resposta para o clamor deste mundo.”

Últimas Notícias

“Nós somos os portadores da resposta para o clamor deste mundo.”

“Nós somos os portadores da resposta para o clamor deste mundo.”

Com o objetivo de entender melhor o que está acontecendo em nossa volta e os reflexos desta crise gerada pela pandemia no cotidiano das pessoas, ouvimos alguns pastores da nossa Convenção sobre o tema.

A série de entrevistas continua, e quem nos responde agora é o Presidente da Caixa de Evangelização (CEADESCP) e também presidente da igreja Assembleia de Deus em São José/SC, Pastor Ezequiel Montanha.

Nascido em Jaraguá do Sul/SC, no norte do estado. Pastor Ezequiel é oriundo de uma família assembleiana. Filho do Pastor e grande evangelista Arthur Montanha, ainda adolescente teve a confirmação de sua chamada divina.

Sempre muito dedicado ao ministério, cursou teologia e mais tarde além de contabilidade se formou em licenciatura pedagógica com especialização em filosofia pela UNISUL.   

Casado a mais de 40 anos com Sônia, ao lado dela trabalhou em igrejas de diversas cidades de Santa Catarina e desde 2.000 está a frente da AD em São José.  

A crise, destaca o Pastor Ezequiel, reafirma ao mundo a soberania de Deus e mostra para as pessoas que apesar de todo avanço médico e científico, a vida ainda se mantém frágil e repleta de aspectos desconhecidos. “A pandemia revela mais uma vez para a humanidade nossas limitações e aponta para o criador do universo, para aquele que tem o controle de todas as coisas.”

E o que esta crise nos ensina?

De acordo com o Pastor, momentos como este ensinam muito, mas uma das lições mais importantes a ser assimilada ou relembrada é que a unidade da igreja está centrada em Cristo. “Embora os decretos de afastamento social nos deixaram distantes no corpo físico, nos mantivemos ainda mais unidos e unânimes nos propósitos. Creio que os crentes em geral estão aprendendo que é a proximidade com Cristo que verdadeiramente nos une como igreja.”      

O que muda na vida das pessoas depois da pandemia?

Pastor Ezequiel acredita que serão muitas as mudanças, mas chama a atenção para dois aspectos. Ele salienta que os hábitos de higiene pessoal serão redobrados e que isso fará parte do cotidiano. “O simples ato de lavar as mãos várias vezes ao dia, de passar álcool em gel e usar de máscaras, são ações que se tornarão parte da nossa vida por muito tempo.”

A comunicação online é também apontada pelo Pastor como algo que fará parte da rotina. “A pandemia acelerou o que já era uma tendência, grandes eventos e reuniões presenciais quando possível, serão sempre substituídas por videoconferências. Creio que a tecnologia nesta área vai avançar muito”  

No aspecto das atividades da igreja, o que será definitivo depois do Coronavírus?

O uso das mídias sociais e da transmissão de conteúdo dos cultos pela internet é um caminho sem volta, segundo o Pastor. “A crise levou as igrejas a incorporarem em sua estrutura recursos de comunicação online para poder falar com os membros durante o isolamento social e boa parte destes recursos vieram pra ficar.” Ele também aconselha aqueles que tinham alguma restrição em utilizar ou que não tinham o conhecimento que aprendam. “É tempo de nos reinventarmos quanto a forma de propagar o evangelho, e convém lembrar que a tecnologia usada com inteligência e sabedoria sempre será uma ferramenta importantíssima na divulgação do Reino de Deus”    

Na sua opinião, o que Deus espera de nós a partir de agora? 

Pastor Ezequiel afirma que Deus continua esperando de nós a mesma conduta “Fomos chamados para propagar o evangelho, ser luz, amar o próximo, ser relevante como igreja e como cristãos e isso não mudou com a crise, ao contrário ficou ainda mais acentuado” Ele acrescenta que o mundo também espera ver isso em nós. “Mais do que nunca a sociedade precisa ouvir a mensagem de esperança e de salvação, precisa saber que há um Deus que tem o controle de tudo e que Ele dirige cada detalhe. Sejamos nós os portadores da resposta para o clamor deste mundo.”  

Qual a sua palavra para as pessoas que estão apreensivas com tudo que está acontecendo?

“Nós cremos em Deus e que Ele está no controle. Penso que é assustador para alguém não ter esta esperança. Nós confiamos no Senhor e na força do seu poder. Por isso não se desespere, lembre-se do salmista que declarou convicto; ...ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares...Deus é o nosso refúgio e fortaleza. Sl. 46

Perceba que fé não precisa de vacinas, de novas fórmulas médicas, de protocolos governamentais ou de alguma orientação da Organização Mundial de Saúde para existir. Fé é simplesmente acreditar no invisível!

Nós cremos em Deus e seguimos em frente, não recuamos, não desistimos, pois temos a certeza que Ele é o nosso refúgio e a verdadeira fortaleza. Pense nisso e continue esperando somente nEle.”

Por Adael dos Santos / Jornalista da CIADESCP